Filial
Estoque
Endereço
Machado Primaveras (#1)
50 UN.
Machado Tarumãs (#2)
15 UN.
Machado Itaúbas (#3)
123 UN.
Machado Aeroporto (#10)
30 UN.
Machado Super Center (#56)
17 UN.
Combinações e harminizações
Polenta Frita (Aperitivo E Lanches)
Dissolva o fubá em uma xícara (chá) de água fria e reserve. Em uma panela, leve ao fogo duas xícaras (chá) de água. Quando iniciar fervura, dissolva o caldo; junte o queijo e o fubá e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Despeje a polenta em uma assadeira grande (26 x 38cm) umedecida e espalhe bem. Cubra com papel de alumínio e leve à geladeira até o dia seguinte. Corte a polenta em tiras e frite em óleo quente. Escorra em papel absorvente e sirva a seguir.
*Harmoniza bem com vinhos de efeito terroir, com toques terrosos.
Bolinho De Bacalhau (Aperitivo E Lanches)
O primeiro passo é dessalgar o bacalhau e desfiá-lo com um pano de algodão ou com as mãos. Cozinhar as batatas, amassá-las e misturar ao bacalhau, de preferência com as mãos. Acrescentar a salsa picada, a pimenta (de preferência moída na hora), as duas claras batidas em neve e misturar. Untar as mãos com azeite e enrolar os bolinhos. Fritar em óleo abundante e bem quente. O rendimento é de 40 porções.
*Harmoniza bem vinhos brancos por serem leves, aromáticos e com acidez na medida certa.
Yakisoba (Comida Oriental)
1 - Cozinhe o macarrão em água salgada e reserve;
2 - Em uma panela grande, coloque o óleo e refogue a cebola;
3 - Acrescente a carne, o brócolis, a couve-flor, a cenoura, a acelga, o champignon e tempere com shoyu;
4 - Despeje o molho para yakisoba e deixe cozinhar até os legumes ficarem cozidos em ponto al dente;
5 - Adicione o macarrão, misture bem e sirva logo a seguir.
Dica de Harmonização: Vinho Chileno Ventisqueiro Reserva Pinot Noir
Exemplos De Queijos Suaves (gouda) (Queijo Suave)
O Queijo Gouda é de origem holandesa, seu nome deriva da cidade de Gouda (Holanda). É um dos queijos mais consumidos no mundo. Pertence a família dos queijos de massa semi-dura ou de massa dura (dependendo do seu período de maturação.
Gouda é tipicamente produzido com leite de vaca pasteurizado mas alguns pequenos produtores utilizam o leite de cabra ou de ovelha e maturam o queijo por longos períodos.
Existem sete tipos diferentes de queijo Gouda, categorizados em função do tempo de maturação. A casca encerada do queijo também muda com a idade. O Gouda mais macio e mais jovem é identificado por cascas de cera amarela, laranja ou vermelha, enquanto que o queijo maduro tem cobertura de cera preta.
Exemplos De Queijos Suaves (emmental) (Queijo Suave)
No Brasil é aquele queijo com furos que chamamos de queijo suiço, típico de desenhos animados. Também é chamado por aqui de emental, com um M só. Em outras partes do mundo é chamado de emmental ou emmentaler.
O emmental é um queijo feito com leite de vaca alimentada com pastagem natural, de origem suiça. Tem um sabor suave, frutado, levemente adocicado.
Seus furos, frutos de ação de bactérias que produzem gás carbônico, era considerado um sinal de imperfeição e os produtores do queijo tentavam evitá-los. Hoje em dia é a marca registrada desse queijo, o que o identifica como um legítimo “swiss cheese”.
Exemplos De Queijos Suaves (prato) (Queijo Suave)
O queijo Prato surgiu em 1920 da tentativa de colonos dinamarqueses estabelecidos originalmente em Valença, no Rio de Janeiro, e posteriormente em Cruzília (família Sorensen), no Sul de Minas Gerais, em produzir o queijo Danbo. Como esse queijo tinha um formato cilíndrico baixo, semelhante a um prato, fiscais do Ministério da Agricultura, que nunca tinham ouvido falar desse tipo de queijo, chamaram-no de "prato".
O queijo Prato permaneceu com o formato cilíndrico baixo até os anos 1960, quando algumas fábricas lançaram o formato de paralelepípedo para facilitar o fatiamento. Esse formato predomina hoje e o único remanescente do antigo formato é o Prato Cobocó.
Muito difundido e consumido no Brasil, o queijo prato é, hoje, fabricado em diversos estados do Brasil. De sabor suave e pouco complexo, é utilizado principalmente no preparo de lanches e outros alimentos.
Exemplos De Queijos Suaves (maasdam) (Queijo Suave)
Maasdam é um queijo tradicional holandês de massa semi-dura feito de leite de vaca. A característica mais relevante são seus “olhos” (buracos) que compõem a maior parte do queijo. O queijo foi criado no início dos anos 90 como uma alternativa mais barata ao queijo suíço Emmental. Quase 15% da produção de queijo holandês é composta por Maasdam
É um queijo com alto teor de gordura com um mínimo de 45% de gordura. Embora semelhante ao Emmental, o teor de umidade em Maasdam é maior, tornando-se mais elástico. Também tem um sabor mais adocidado que o emmental.
Amadurece mais rápido que outros queijos holandeses, estando pronto em quatro a 12 semanas. A casca exterior do queijo é lisa, amarela encerada ou naturalmente polida semelhante ao queijo Gouda. Dentro a massa é semi-firme, amarela pálida com olhos grandes.
Tem uma textura cremosa e um sabor doce, amanteigado e de nozes com um fundo frutado. Se comido jovem, o sabor é delicioso com um sanduíche ou um lanche. Pode ser derretido e adicionado a caçarolas, sopas ou fondues.
Salada Caesar Com Crocante De Parmesão (Saladas)
INGREDIENTES (Para o crocante)
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
MODO DE PREPARO
1 - Leve uma frigideira pequena antiaderente ao fogo médio (nós usamos uma de 20 cm de diâmetro). Polvilhe ½ xícara (chá) do queijo parmesão ralado até cobrir todo o fundo da frigideira, formando uma camada uniforme. Acerte as bordas com uma espátula de silicone e deixe derreter, sem mexer, por cerca de 5 minutos, até a base começar a dourar – o queijo vai derreter, borbulhar e formar uma placa única.
2 - Vire a placa de uma só vez sobre um prato e deixe esfriar – ela endurece e fica crocante depois de fria. Retire a frigideira do fogo, espalhe o restante do queijo e prepare outra placa de parmesão – atenção, a segunda leva fica pronta em menos tempo, porque a frigideira já está quente. Reserve.
INGREDIENTES
1 maço de alface americana
½ peito de frango cozido e desfiado
¿ de xícara (chá) de maionese
2 filés de anchova
1 dente de alho
caldo de ½ limão
2 colheres (sopa) de água filtrada
MODO DE PREPARO
1 - Lave bem as folhas de alface sob água corrente. Retire as folhas de alface da água em vez de escorrer – assim as sujeirinhas ficam no fundo da tigela. Enxágue sob água corrente.
2 - Pique bem fino os filés de anchova . Descasque e rale apenas a pontinha do alho (é bem pouco mesmo, só para perfumar), junte à anchova. Acrescente a maionese, o caldo de limão e a água. Tampe e chacoalhe bem para misturar (se preferir um molho mais fluido acrescente mais água). Atenção: o parmesão e a anchova já são bem salgados, não é preciso temperar com sal.
3 - Numa tigela grande, rasgue as folhas de alface grosseiramente. Junte o frango desfiado, regue com o molho e misture bem. Quebre uma das placas de parmesão em pedaços pequenos e polvilhe sobre a salada. Decore a tigela com a outra placa de parmesão e sirva a seguir.