Home Nacionalidades Safra Tipo de uva Tipo do vinho Teor alcoólico Notas atribuidas Vinicula Classificações Combinações e harmonizações Sobre Compartilhar
VINHO BRANCO ARGENTINO 13.5%, TIPO CHARDONNAY, 2020, vinicula Bodegas Trapiche
R$137,09
Cod.: # 146.884
Nota: 8.8
Combinações e harminizações:
• Queijos Médios (gouda)
• Massas
• Risotos
Pelo celular:
Ficha técnica
Tipo de Uva
CHARDONNAY
Classificação
DEMI SEC
Tipo do vinho
BRANCO
Origem
Bodegas Trapiche ARGENTINA
Teor alcoólico
13.5%
Ano da safra
2020
Temperatura ideal
10 à 12º
Olfativo
Maçã vermelha, manga, casca de limão e e um toque de caramelo.
Gustativo
Corpo médio. Cheio, frutado e final cremoso.
Observações importantes
Região: Valle de Uco / Los Arboles Barricagem: Passagem de 12 meses por barricas de carvalho e foudres, sendo 95% francês e 5% americano.
Onde encontrar o estoque atual:
Filial
Estoque
Endereço
Machado Primaveras (#1)
5 UN.
Machado Tarumãs (#2)
4 UN.
Machado Itaúbas (#3)
5 UN.
Machado Aeroporto (#10)
7 UN.
Combinações e harminizações
Pizza Fácil De Liquidificador (Massas)
Em um liquidificador, coloque os ovos, o leite, a manteiga, a farinha e o fermento em pó e bata tudo até ficar uma massa homogênea. Em fogo médio, unte uma frigideira (20 cm) com um pouco de manteiga ou óleo e coloque, em seu centro, a massa, espalhando-a com uma colher para cobrir o fundo. Deixe dourar a parte de baixo e com a ajuda de uma espátula, vire a massa. Depois de bem assada, acrescente o molho e o recheio de sua escolha. Use uma tampa para que asse mais rápido. A receita rende, em média, 6 porções, dependendo do tamanho de cada rodela. *A harmonização vai depender do sabor da pizza. Na dúvida, a acidez de um bom Pinot Noir vai cair bem.
Spaguetti Alla Puttanesca (Massas)
1 - Frite o alho, pimenta e anchovas no azeite até as anchovas derreterem; 2 - Coloque as azeitonas pretas e frite mais 1 minuto; 3 - Acrescente os tomates e 1/2 xícara (chá) de água e deixe apurar por 8 minutos (tempo em que a massa leva para cozinhar al dente); 4 - Em uma travessa despeje o molho por cima da massa. DICA DE HARMONIZAÇÃO: Ventisqueiro - Grey Sauvignon Blanc (Chile)
Tagliateli Ao Molho De Funghi (Massas)
COGUMELOS:Lave bem os cogumelos em água corrente, para que todo e qualquer resíduo seja removido. Aqueça uma quantidade de água suficiente para cobrir os cogumelos, cerca de 2 xícaras de água Deixe-os de molho em água fervente, por meia hora para hidratar. A água onde o funghi foi hidratado é um caldo extremamente rico em sabor e vai dar todo o toque ao nosso prato. Após 30 min. com os funghis já hidratados, escorra a água no escorredor de macarrão. Reserve 1 xícara desta água. Esprema com as mãos. os cogumelos, para retirar o excesso de água Corte-os em pedaços menores. MOLHO:Em uma frigideira com 1 fio de azeite frite o bacon e em seguida a cebola, ate ficar translúcida Junte então os 4 dentes de alho picadinhos. *Junte os funghis hidratados e picados ao refogado de alho e cebola *Refogue-os por 1 ou 2 minutos. *Adicione 1 xíc. de vinho branco seco, 1 tablete de caldo de carne, uma colher de manteiga, deixe até o vinho evaporar, então junte o creme de leite fresco. *Mexa incorporando bem, junte a água do funghi coada e reservada. Sal e pimenta do reino a gosto. E deixe apurar por 10 minutinhos. PASTA:Cozinhe a pasta ‘al dente . Misture tudo e sirva!!! DICA DE HARMONIZAÇÃO: Aurora Pinto Bandeira - Pinot Noir (Brasil)
Talharim Cremoso Com Camarão (Massas)
1 - Coloque em uma panela o azeite , o alho e a cebola , frite até murchar, em seguida coloque os tomates , a polpa de tomate e os camarões, tempere com o sal e pimenta , deixe no fogo até que cozinhe os camarões aprox 5 minutos; 2 - Cozinhe em aprox dois litros de àgua o talharim com uma pitada de sal, deixe ficar ao dente e retire do fogo, escorra e coloque em um refratário , em seguida despeije o requeijão , misture um pouco com a ajuda de duas colheres e coloque o molho de camarões, misture mais um pouco e despeije o queijo ralado.Leve ao forno o tempo suficiente para derreter o queijo. DICA DE HARMONIZAÇÃO: Le Provençal - Côtes de Provence (França)
Spaghetti Al Ragù Bolognese (Massas)
1 - Aquecer uma panela, regar com azeite e dourar a cebola, a cenoura, o salsão, o alho e o louro. 2 - Acrescentar a carne de gado, a carne suína e refogar bem. 3 - Adicionar o vinho tinto e depois de reduzir completamente, juntar o caldo de carne e o extrato de tomate. Cozinhar em fogo baixo por, aproximadamente, 1 hora. 4 - Adicionar o leite, temperar com sal e pimenta do reino e cozinhar por mais 10 minutos. 5 - Juntar as folhas de manjericão e deixar cozinhando em fogo baixo enquanto cozinha o Spaghetti . 6 - Em água fervente, juntar 2 colheres de sopa de sal grosso e cozinhar o Spaghetti. 7 - Escorrer o Spaghetti 2 minutos antes do tempo indicado na embalagem. 8 - Misturar imediatamente o Spaghetti ao ragu alla bolognese e terminar o cozimento no molho. 9 - Finalizar com queijo grana padano e com as folhas de manjericão roxo. Dica de harmonização: Vinho Chianti Cavatina DOCG (Itália)
Exemplos De Queijos Médios (provolone) (Queijos Médios (gouda))
O provolone é um queijo semiduro originário da Itália. É característico pela sua pasta filada. O leite e o coalho são batidos com uma espécie de lâminas que faz com que a pasta resulte em forma de inúmeros fios. É um queijo compacto e duro, de cor amarelada e aroma agradável. Costuma ser comercializado em forma de cilindro. Tem longa duração, por volta de um ano. Hoje, grande parte do provolone comercializado no Brasil tem sido na forma defumada. A grande questão da defumação dos alimentos, método utilizado principalmente em carnes e derivados animais, é a conservação destes. Com o provolone, um queijo semiduro, e de longa duração, o processo de defumação além de acentuar o sabor, ainda faz com que ele dure quase o dobro de sua vida, mesmo fora da geladeira. No processo de defumação, vários dos microorganismos que são utilizados na fazedura do provolone são eliminados após sua utilidade, que era fazer o queijo.
Exemplos De Queijos Médios (gruyère) (Queijos Médios (gouda))
O Gruyère é um queijo duro suíço, originário da cidade de Gruyères e produzido nos cantões de Fribourg, Vaud, Neuchâtel, Jura e Berna. O sabor do Gruyère é mais forte do que o Emmenthal e sua textura mais cremosa. É utilizado somente leite de vaca no seu preparo, ao qual se adiciona um pouco de açúcar. A casca natural é dura, seca e de cor castanho-ferrugem escura. A textura do queijo é ligeiramente granulosa, densa e compacta mas flexível. À degustação, o Gruyère apresenta um sabor frutado num primeiro momento, para depois surgir um ligeiro sabor a avelã.
Exemplos De Queijos Médios (estepe) (Queijos Médios (gouda))
É um queijo de origem russa, embora acredite-se que o surgimento deve-se aos dinamarqueses que imigraram para as estepes russas. Na Rússia, esse queijo apresenta a massa dura e sabor picante e forte, enquanto no Brasil a textura do mesmo é semi-dura e o sabor é suave, semelhante ao queijo Prato. Possui buracos em seu interior e a coloração suavemente amarelada.
Risoto à Carbonara (Risotos)
Em um pote misture bem com um garfo o ovo (clara e gema) e o parmesão. Reserve. Coloque na panela de pressão o bacon, a cebola e o óleo. Leve ao fogo médio, misture bem e deixe dourar. Acrescente o arroz, o sal, as folhas de louro e o limão. Misture e refogue por 1 minuto, para que esses ingredientes soltem o sabor no arroz e os grãos de arroz comecem a Ponha o caldo de legumes e feche a panela. Após a panela apitar, marque 3 minutos e desligue o fogo. Dica: Se ao abrir a panela ainda houver água ou o arroz não estiver cozido, desligues o fogo e deixe tampado por mais 1 ou 2 minutos, o arroz terminará de cozinhar com o calor residual. No final desse tempo coloque a manteiga e mexa bem. Acrescente a mistura de ovo e parmesão, bem devagar enquanto mexe o risoto, para que o ovo não coagule. Retire da panela e sirva a seguir. Pode acompanhar este prato de risoto com uma saladinha de folhas verdes.
Risoto De Mignon Ao Funghi (Risotos)
1 - Deixe os cogumelos secos hidratarem em água morna, por aproximadamente 30 minutos. Retire da água e reserve-a; 2 - Escorra bem os cogumelos e corte em tiras. Em uma frigideira frite as iscas de filé na metade do azeite com o dente de alho, e reserve; 3 - Refogue a cebola no restante do azeite. Acrescente o arroz e mexa por alguns minutos, até esbranquiçar; 4 - Deglaceie com o vinho tinto seco e deixe evaporar; 5 - Acrescente o caldo de carne e a água reservada aos poucos, concha a concha, mexendo delicadamente e esperando secar para adicionar mais caldo; 6 - Quando o arroz estiver quase no ponto ideal de cozimento, incorpore os cogumelos e o filé; 7 - Quando estiver al dente, desligue o fogo e coloque a manteiga gelada em cubos, mexendo com cuidado; 8 - Acrescente o queijo ralado e misture mais um pouco. Ajuste o sal e a pimenta, se necessário. Misture o tempero verde picado e sirva imediatamente. DICA DE HARMONIZAÇÃO: Louis Jadot - Pinot Noir (França)
Risoto De Carne (Risotos)
O primeiro passo para preparar o risoto de carne é refogar no azeite a cebola e o alho, ambos picados finamente, em fogo médio até dourar. Acrescente a carne, tempere com sal e pimenta a gosto, e cozinhe até a carne mudar de cor, mexendo de vez em quando. O passo seguinte do risoto de carne é adicionar o arroz. Misture para envolvê-lo bem e fritar ligeiramente. Quando os grãos estiverem transparentes, adicione o tomate picado finamente, o extrato e um pouco de caldo de carne ou água. O segredo de um bom risotto é cozinhar gradualmente. Assim sendo, cozinhe o arroz em fogo médio, mexendo sempre, e adicionando um pouco mais de caldo de carne ou água quando secar. Você saberá que o risoto de carne está pronto quando, ao provar, o arroz estiver ligeiramente cru por dentro e cremoso por fora. Retifique o sabor com sal e pimenta, polvilhe salsinha e sirva em seguida. Bom apetite!
Risoto De Camarão (Risotos)
MODO DE PREPARO Em uma panela média, coloque 2 colheres (sopa) de manteiga e leve ao fogo alto para derreter. Junte metade da cebola e refogue por 2 minutos, ou até ficar transparente. Adicione o camarão e refogue por 2 minutos, ou até mudar completamente de cor.Acrescente a salsa e o sal, mexa e retire do fogo. Reserve. Em uma panela grande, coloque o restante da manteiga e leve ao fogo alto para derreter. Junte a outra metade da cebola e refogue até ficar transparente.Adicione o arroz e refogue rapidamente até envolvê-lo por completo. Acrescente o HONDASHI® e o vinho, e cozinhe por 1 minuto, para que o álcool evapore. Junte a água, aos poucos, mexendo sempre, e cozinhe em fogo médio, por 20 minutos, até o líquido formado secar eo arroz ficar "al dente". Adicione o refogado de camarão e o creme de leite, misture bem e sirva em seguida.
Acesse para ver as receitas
Imprimido em 19/09/2024 20:25:30