Home Nacionalidades Safra Tipo de uva Tipo do vinho Teor alcoólico Notas atribuidas Vinicula Classificações Combinações e harmonizações Sobre Compartilhar
VINHO TINTO URUGUAI 13.5%, TIPO TANNAT, 2018, vinicula Bodega Garzon
R$391,09
Cod.: # 139.769
Nota: 9.2
Combinações e harminizações:
• Cordeiro
• Queijo Maduro
• Aves
Pelo celular:
Ficha técnica
Tipo de Uva
TANNAT
Classificação
SECO
Tipo do vinho
TINTO
Origem
Bodega Garzon URUGUAI
Teor alcoólico
13.5%
Ano da safra
2018
Temperatura ideal
14 à 16º
Olfativo
Este potente Tannat apresenta-se elegante em nariz, com aromas que lembram a frutos vermelhos como cerejas e morangos, ameixas pretas, tabaco e chocolate preto sobre um fundo de especiarias.
Gustativo
Em boca é suculento e fresco, apresenta um corpo envolvente com uma sensação muito agradável e um final longo e vibrante.
Observações importantes
Região: Garzón Barricagem: Maturação de 12 a 18 meses em barricas e tonéis de carvalho francês sem tostar. RECONHECIMENTOS - 94 Pts. Tim Atkim 2020 - 91 Pts. Wine & Spirits 2020
Onde encontrar o estoque atual:
Filial
Estoque
Endereço
Machado Itaúbas (#3)
2 UN.
Machado Aeroporto (#10)
2 UN.
2 UN.
Combinações e harminizações
Filé De Frango Ao Molho De Pêra (Aves)
MODO DE PREPARO: 1 - Tempere os filés com sal e passe-os pela farinha; 2 - Numa frigideira grande, derreta a manteiga em fogo alto; 3 - Junte os filés, abaixe a chama para média e cozinhe, virando-os de vez em quando até ficarem macios e ligeiramente dourados (cerca de 15 minutos); 4 - Retire da frigideira e reserve; 5 - Prepare o molho: na mesma frigideira, cozinhe todos os ingredientes em fogo médio, mexendo de vez em quando com uma colher de pau até que as peras estejam macias (cerca de 5 minutos); 6 - Acrescente os filés reservados, aqueça bem e sirva. DICA DE HARMONIZAÇÃO: Casa Valduga - Raízes (Gewürztraminer)
Bobó De Frango (Aves)
INGREDIENTES: 500 g de peito de frango sem pele e sem osso 500 g de mandioca descascada 1 pimentão vermelho 1 tomate maduro 1 cebola 3 dentes de alho 1 pimenta dedo-de-moça ½ xícara (chá) de leite de coco (cerca de 120 ml) de preferência caseiro caldo de 1 limão 4 colheres (sopa) de azeite 1 colher (sopa) de azeite de dendê ¼ de xícara (chá) de folhas de coentro sal a gosto PREPARO: 1 - Corte a mandioca em pedaços médios e transfira para uma panela de pressão. Cubra com água, regue com 1 colher (sopa) de azeite de oliva, tampe e leve ao fogo médio. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos. 2 - Enquanto a mandioca cozinha, prepare os outros ingredientes: corte o frango em cubos médios de cerca de 2,5 cm, transfira para uma tigela e tempere com o caldo de limão; descasque e pique fino a cebola e o alho; lave, seque, retire as sementes e corte o pimentão e o tomate em cubinhos; lave e seque as folhas de coentro; retire as sementes e fatie fino a pimenta dedo-de-moça (para deixar o bobó mais apimentado, fatie com as sementes). 3 - Após os 25 minutos, desligue o fogo e deixe toda a pressão sairantes de abrir a panela. Reserve a água do cozimento e transfira a mandioca para o copo do liquidificador. Junte 1 xícara (chá) da água do cozimento e bata até formar um creme liso. Reserve. 4 - Leve ao fogo médio uma panela grande. Quando estiver quente, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e doure os cubos de frango aos poucos, sem cobrir todo o fundo da panela - se colocar todos numa tacada só, em vez de selar e dourar, vão cozinhar no próprio líquido. Vire os cubos com uma pinça para dourar por igual. Transfira para outra tigela e repita com o restante do frango (não descarte o caldo de limão). 5 - Mantenha a panela em fogo médio e faça a deglaçagem: regue com 1 xícara (chá) da água do cozimento da mandioca e o caldo de limão em que o frango foi temperado; misture bem, raspando os queimadinhos formados no fundo. Transfira esse caldo para a tigela com o frango, passando por uma peneira. 6 - Diminua o fogo para baixo e, na mesma panela, adicione o azeite restante, a cebola e o pimentão. Refogue por 2 minutos, mexendo de vez em quando, até murchar. Junte o tomate e misture até desmanchar os cubinhos. Por último, adicione o alho e a pimenta dedo-de-moça. Refogue por mais 1 minuto. 7 - Acrescente o creme de mandioca ao refogado e misture bem. Quando ferver, volte o frango (com o caldo) para a panela, misture e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos. Junte o leite de coco, o azeite de dendê e misture bem. Prove e tempere com sal a gosto. 7 - Desligue o fogo, salpique com as folhas de coentro e sirva a seguir acompanhado de arroz branco. DICA DE HARMONIZAÇÃO: Cartuxa Colheita Branco (Portugal)
Filé De Frango Com Crosta De Ervas (Aves)
Modo de preparo: 1. Bata o pão no liquidificador (no modo pulsar) até formar uma farofa com pedaços grossos de pão. 2. Junte ao pão moído, as raspas de limão e as ervas bem picadas. 3. Tempere os filés de frango com sal, pimenta e limão. 4. Passe o frango no ovo e retire o excesso. 5. Empane os filés com o pão moído com ervas. 6. Pré-aqueça o forno a 200°C. 7. Aqueça bem uma frigideira e coloque azeite até cobrir o fundo da panela. Frite os filés empanados até que os dois lados estejam bem dourados. 8. Disponha os filés em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido por 5 minutos. * Se o pão não estiver crocante o suficiente para esfarelar, pré-aqueça o forno a 180°C e leve as fatias de pão para assar até ficarem levemente douradas e crocantes. Tempo de Preparo: 30 minutos | Rendimento: 4 porções
Pato Ao Molho De Laranja (Aves)
Modo de preparo Tempere as coxas e sobrecoxas com o vinho, cebola, alho, ervas, sal e pimenta. Esprema o suco da laranja e com uma colher retire todo o bagaço da laranja. Corte as cascas em tiras finas. Ferva as cascas da laranja em água fervente por 6 minutos. Repita o processo por 4 vezes para tirar o amargo da casca. Guarde as duas últimas águas do cozimento. Em uma panela bem quente doure os pedaços de pato. Retire o pato e o óleo da panela e coloque a água da fervura e o açúcar deixe ferver até reduzir pela metade. Adicione o vinagre e ferva até engorssar levemente. Adicione o suco de 3 laranjas e o caldo de carne. Volte o pato na panela, regue-o com o molho da panela e deixe cozinhar por duas horas, sempre regando ele a cada 10 minutos. Após cozido, esprema mais uma laranja e um limão na panela e coloque as batatas, as cascas de laranja e tempere com salsinha por cima. Rendimento: 6 porções Tempo de Preparo: 2 horas
Carré De Cordeiro Ao Forno (Cordeiro)
1 - Misture todos os ingredientes (com exceção do sal) numa tigela e coloque aí a carne marinando. Reserve na geladeira, de preferência, de um dia para o outro ou, no mínimo, durante 2 horas. Dica: Quando mais tempo o carré ficar marinando, mais sabor terá! 2 - Após o tempo indicado, retire a carne e deixe repousar por uns 30 minutos, para ficar à temperatura ambiente. Depois unte uma assadeira com azeite, coloque aí a carne, tempere com sal e acrescente a marinada. Dica: Se estiver usando a peça inteira de carré, coloque-a na assadeira com os ossos entrelaçados. 3 - Leve o carré com alecrim a assar no forno preaquecido a 220ºC por 15-20 minutos. O ponto do carré de cordeiro é quando está dourado por fora mas vermelhinho por dentro, porém sem sangue escorrendo. Nesse momento retire e deixe repousar por 10-15 minutos antes de cortar. 4 - Após o passo anterior, sirva o carré de cordeiro no forno com ramos de alecrim e, por exemplo, redução de vinagre balsâmico ou molho gravy para uma apresentação mais requintada. Dica de harmonização: Montepulciano D Abruzzo - Bonacchi (Itália)
Lombo De Cordeiro Ao Tomilho E Batatas (Cordeiro)
MODO DE PREPARO 1 - Tempere o cordeiro Com o sal e a pimenta e cubra com os ramos de tomilho e alecrim; 2 - Leve ao forno preaquecido a 180°C, por 25 minutos; 3 - Cozinhe as batatas com a casca em água e, quando estiverem macias, corte-as ao meio no sentido do comprimento e saltei-as na manteiga. Fatie o lombo e sirva com as batatas. Rendimento: 4 porções Tempo de preparo: 45 minutos Dificuldade: Média DICA DE HARMONIZAÇÃO: Miolo - Lote 43 (Brasil)
Queijo Maduro (Queijo Maduro)
O queijo é um alimento que figura entre os mais antigos produzidos pelo homem. Para se ter ideia, há registros de queijos na Mesopotâmia em alguns textos datados de 6000 a.C. e em outros de 12000 a.C. Muitos são os que consideram o queijo e o vinho um casamento perfeito. Porém, essa união só se confirma se a combinação for adequada, pois há situações em que ela é incompatível. Na hora de harmonizar os diversos queijos e vinhos que existem, o correto é levar em conta características como peso, textura, sabor dominando e aromas dos dois. Estima-se que haja atualmente no mundo cerca de 4500 tipos de queijos. O livro “Queijos – Uma introdução”, escrito por Jair Jorge Leandro, traz uma das classificações mais famosas do mundo, ao separar os queijos com base nas suas texturas, maturação e tratamento.
Acesse para ver as receitas
Imprimido em 17/04/2025 03:32:09