1 - Misture todos os ingredientes (com exceção do sal) numa tigela e coloque aí a carne marinando. Reserve na geladeira, de preferência, de um dia para o outro ou, no mínimo, durante 2 horas.
Dica: Quando mais tempo o carré ficar marinando, mais sabor terá!
2 - Após o tempo indicado, retire a carne e deixe repousar por uns 30 minutos, para ficar à temperatura ambiente. Depois unte uma assadeira com azeite, coloque aí a carne, tempere com sal e acrescente a marinada.
Dica: Se estiver usando a peça inteira de carré, coloque-a na assadeira com os ossos entrelaçados.
3 - Leve o carré com alecrim a assar no forno preaquecido a 220ºC por 15-20 minutos. O ponto do carré de cordeiro é quando está dourado por fora mas vermelhinho por dentro, porém sem sangue escorrendo. Nesse momento retire e deixe repousar por 10-15 minutos antes de cortar.
4 - Após o passo anterior, sirva o carré de cordeiro no forno com ramos de alecrim e, por exemplo, redução de vinagre balsâmico ou molho gravy para uma apresentação mais requintada.
Dica de harmonização: Montepulciano D Abruzzo - Bonacchi (Itália)
MODO DE PREPARO
1 - Tempere o cordeiro Com o sal e a pimenta e cubra com os ramos de tomilho e alecrim;
2 - Leve ao forno preaquecido a 180°C, por 25 minutos;
3 - Cozinhe as batatas com a casca em água e, quando estiverem macias, corte-as ao meio no sentido do comprimento e saltei-as na manteiga.
Fatie o lombo e sirva com as batatas.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 45 minutos
Dificuldade: Média
DICA DE HARMONIZAÇÃO: Miolo - Lote 43 (Brasil)
O queijo é um alimento que figura entre os mais antigos produzidos pelo homem. Para se ter ideia, há registros de queijos na Mesopotâmia em alguns textos datados de 6000 a.C. e em outros de 12000 a.C.
Muitos são os que consideram o queijo e o vinho um casamento perfeito. Porém, essa união só se confirma se a combinação for adequada, pois há situações em que ela é incompatível.
Na hora de harmonizar os diversos queijos e vinhos que existem, o correto é levar em conta características como peso, textura, sabor dominando e aromas dos dois.
Estima-se que haja atualmente no mundo cerca de 4500 tipos de queijos. O livro “Queijos – Uma introdução”, escrito por Jair Jorge Leandro, traz uma das classificações mais famosas do mundo, ao separar os queijos com base nas suas texturas, maturação e tratamento.