Combinações e harminizações
Filé De Frango Ao Molho De Pêra (Aves)
MODO DE PREPARO:
1 - Tempere os filés com sal e passe-os pela farinha;
2 - Numa frigideira grande, derreta a manteiga em fogo alto;
3 - Junte os filés, abaixe a chama para média e cozinhe, virando-os de vez em quando até ficarem macios e ligeiramente dourados (cerca de 15 minutos);
4 - Retire da frigideira e reserve;
5 - Prepare o molho: na mesma frigideira, cozinhe todos os ingredientes em fogo médio, mexendo de vez em quando com uma colher de pau até que as peras estejam macias (cerca de 5 minutos);
6 - Acrescente os filés reservados, aqueça bem e sirva.
DICA DE HARMONIZAÇÃO: Casa Valduga - Raízes (Gewürztraminer)
Bobó De Frango (Aves)
INGREDIENTES:
500 g de peito de frango sem pele e sem osso
500 g de mandioca descascada
1 pimentão vermelho
1 tomate maduro
1 cebola
3 dentes de alho
1 pimenta dedo-de-moça
½ xícara (chá) de leite de coco (cerca de 120 ml) de preferência caseiro
caldo de 1 limão
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de azeite de dendê
¼ de xícara (chá) de folhas de coentro
sal a gosto
PREPARO:
1 - Corte a mandioca em pedaços médios e transfira para uma panela de pressão. Cubra com água, regue com 1 colher (sopa) de azeite de oliva, tampe e leve ao fogo médio. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos.
2 - Enquanto a mandioca cozinha, prepare os outros ingredientes: corte o frango em cubos médios de cerca de 2,5 cm, transfira para uma tigela e tempere com o caldo de limão; descasque e pique fino a cebola e o alho; lave, seque, retire as sementes e corte o pimentão e o tomate em cubinhos; lave e seque as folhas de coentro; retire as sementes e fatie fino a pimenta dedo-de-moça (para deixar o bobó mais apimentado, fatie com as sementes).
3 - Após os 25 minutos, desligue o fogo e deixe toda a pressão sairantes de abrir a panela. Reserve a água do cozimento e transfira a mandioca para o copo do liquidificador. Junte 1 xícara (chá) da água do cozimento e bata até formar um creme liso. Reserve.
4 - Leve ao fogo médio uma panela grande. Quando estiver quente, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e doure os cubos de frango aos poucos, sem cobrir todo o fundo da panela - se colocar todos numa tacada só, em vez de selar e dourar, vão cozinhar no próprio líquido. Vire os cubos com uma pinça para dourar por igual. Transfira para outra tigela e repita com o restante do frango (não descarte o caldo de limão).
5 - Mantenha a panela em fogo médio e faça a deglaçagem: regue com 1 xícara (chá) da água do cozimento da mandioca e o caldo de limão em que o frango foi temperado; misture bem, raspando os queimadinhos formados no fundo. Transfira esse caldo para a tigela com o frango, passando por uma peneira.
6 - Diminua o fogo para baixo e, na mesma panela, adicione o azeite restante, a cebola e o pimentão. Refogue por 2 minutos, mexendo de vez em quando, até murchar. Junte o tomate e misture até desmanchar os cubinhos. Por último, adicione o alho e a pimenta dedo-de-moça. Refogue por mais 1 minuto.
7 - Acrescente o creme de mandioca ao refogado e misture bem. Quando ferver, volte o frango (com o caldo) para a panela, misture e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos. Junte o leite de coco, o azeite de dendê e misture bem. Prove e tempere com sal a gosto.
7 - Desligue o fogo, salpique com as folhas de coentro e sirva a seguir acompanhado de arroz branco.
DICA DE HARMONIZAÇÃO: Cartuxa Colheita Branco (Portugal)
Pato Ao Molho De Laranja (Aves)
Modo de preparo
Tempere as coxas e sobrecoxas com o vinho, cebola, alho, ervas, sal e pimenta.
Esprema o suco da laranja e com uma colher retire todo o bagaço da laranja. Corte as cascas em tiras finas. Ferva as cascas da laranja em água fervente por 6 minutos. Repita o processo por 4 vezes para tirar o amargo da casca. Guarde as duas últimas águas do cozimento.
Em uma panela bem quente doure os pedaços de pato. Retire o pato e o óleo da panela e coloque a água da fervura e o açúcar deixe ferver até reduzir pela metade. Adicione o vinagre e ferva até engorssar levemente. Adicione o suco de 3 laranjas e o caldo de carne.
Volte o pato na panela, regue-o com o molho da panela e deixe cozinhar por duas horas, sempre regando ele a cada 10 minutos. Após cozido, esprema mais uma laranja e um limão na panela e coloque as batatas, as cascas de laranja e tempere com salsinha por cima.
Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 2 horas
Filé De Frango Com Crosta De Ervas (Aves)
Modo de preparo:
1. Bata o pão no liquidificador (no modo pulsar) até formar uma farofa com pedaços grossos de pão.
2. Junte ao pão moído, as raspas de limão e as ervas bem picadas.
3. Tempere os filés de frango com sal, pimenta e limão.
4. Passe o frango no ovo e retire o excesso.
5. Empane os filés com o pão moído com ervas.
6. Pré-aqueça o forno a 200°C.
7. Aqueça bem uma frigideira e coloque azeite até cobrir o fundo da panela. Frite os filés empanados até que os dois lados estejam bem dourados.
8. Disponha os filés em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido por 5 minutos.
* Se o pão não estiver crocante o suficiente para esfarelar, pré-aqueça o forno a 180°C e leve as fatias de pão para assar até ficarem levemente douradas e crocantes.
Tempo de Preparo: 30 minutos | Rendimento: 4 porções
Exemplos De Queijos Suaves (maasdam) (Queijo Suave)
Maasdam é um queijo tradicional holandês de massa semi-dura feito de leite de vaca. A característica mais relevante são seus “olhos” (buracos) que compõem a maior parte do queijo. O queijo foi criado no início dos anos 90 como uma alternativa mais barata ao queijo suíço Emmental. Quase 15% da produção de queijo holandês é composta por Maasdam
É um queijo com alto teor de gordura com um mínimo de 45% de gordura. Embora semelhante ao Emmental, o teor de umidade em Maasdam é maior, tornando-se mais elástico. Também tem um sabor mais adocidado que o emmental.
Amadurece mais rápido que outros queijos holandeses, estando pronto em quatro a 12 semanas. A casca exterior do queijo é lisa, amarela encerada ou naturalmente polida semelhante ao queijo Gouda. Dentro a massa é semi-firme, amarela pálida com olhos grandes.
Tem uma textura cremosa e um sabor doce, amanteigado e de nozes com um fundo frutado. Se comido jovem, o sabor é delicioso com um sanduíche ou um lanche. Pode ser derretido e adicionado a caçarolas, sopas ou fondues.
Exemplos De Queijos Suaves (emmental) (Queijo Suave)
No Brasil é aquele queijo com furos que chamamos de queijo suiço, típico de desenhos animados. Também é chamado por aqui de emental, com um M só. Em outras partes do mundo é chamado de emmental ou emmentaler.
O emmental é um queijo feito com leite de vaca alimentada com pastagem natural, de origem suiça. Tem um sabor suave, frutado, levemente adocicado.
Seus furos, frutos de ação de bactérias que produzem gás carbônico, era considerado um sinal de imperfeição e os produtores do queijo tentavam evitá-los. Hoje em dia é a marca registrada desse queijo, o que o identifica como um legítimo “swiss cheese”.
Exemplos De Queijos Suaves (prato) (Queijo Suave)
O queijo Prato surgiu em 1920 da tentativa de colonos dinamarqueses estabelecidos originalmente em Valença, no Rio de Janeiro, e posteriormente em Cruzília (família Sorensen), no Sul de Minas Gerais, em produzir o queijo Danbo. Como esse queijo tinha um formato cilíndrico baixo, semelhante a um prato, fiscais do Ministério da Agricultura, que nunca tinham ouvido falar desse tipo de queijo, chamaram-no de "prato".
O queijo Prato permaneceu com o formato cilíndrico baixo até os anos 1960, quando algumas fábricas lançaram o formato de paralelepípedo para facilitar o fatiamento. Esse formato predomina hoje e o único remanescente do antigo formato é o Prato Cobocó.
Muito difundido e consumido no Brasil, o queijo prato é, hoje, fabricado em diversos estados do Brasil. De sabor suave e pouco complexo, é utilizado principalmente no preparo de lanches e outros alimentos.
Exemplos De Queijos Suaves (gouda) (Queijo Suave)
O Queijo Gouda é de origem holandesa, seu nome deriva da cidade de Gouda (Holanda). É um dos queijos mais consumidos no mundo. Pertence a família dos queijos de massa semi-dura ou de massa dura (dependendo do seu período de maturação.
Gouda é tipicamente produzido com leite de vaca pasteurizado mas alguns pequenos produtores utilizam o leite de cabra ou de ovelha e maturam o queijo por longos períodos.
Existem sete tipos diferentes de queijo Gouda, categorizados em função do tempo de maturação. A casca encerada do queijo também muda com a idade. O Gouda mais macio e mais jovem é identificado por cascas de cera amarela, laranja ou vermelha, enquanto que o queijo maduro tem cobertura de cera preta.
Exemplos De Queijos Médios (gruyère) (Queijos Médios (gouda))
O Gruyère é um queijo duro suíço, originário da cidade de Gruyères e produzido nos cantões de Fribourg, Vaud, Neuchâtel, Jura e Berna.
O sabor do Gruyère é mais forte do que o Emmenthal e sua textura mais cremosa. É utilizado somente leite de vaca no seu preparo, ao qual se adiciona um pouco de açúcar. A casca natural é dura, seca e de cor castanho-ferrugem escura. A textura do queijo é ligeiramente granulosa, densa e compacta mas flexível. À degustação, o Gruyère apresenta um sabor frutado num primeiro momento, para depois surgir um ligeiro sabor a avelã.
Exemplos De Queijos Médios (estepe) (Queijos Médios (gouda))
É um queijo de origem russa, embora acredite-se que o surgimento deve-se aos dinamarqueses que imigraram para as estepes russas. Na Rússia, esse queijo apresenta a massa dura e sabor picante e forte, enquanto no Brasil a textura do mesmo é semi-dura e o sabor é suave, semelhante ao queijo Prato. Possui buracos em seu interior e a coloração suavemente amarelada.
Exemplos De Queijos Médios (provolone) (Queijos Médios (gouda))
O provolone é um queijo semiduro originário da Itália.
É característico pela sua pasta filada. O leite e o coalho são batidos com uma espécie de lâminas que faz com que a pasta resulte em forma de inúmeros fios. É um queijo compacto e duro, de cor amarelada e aroma agradável. Costuma ser comercializado em forma de cilindro. Tem longa duração, por volta de um ano.
Hoje, grande parte do provolone comercializado no Brasil tem sido na forma defumada. A grande questão da defumação dos alimentos, método utilizado principalmente em carnes e derivados animais, é a conservação destes. Com o provolone, um queijo semiduro, e de longa duração, o processo de defumação além de acentuar o sabor, ainda faz com que ele dure quase o dobro de sua vida, mesmo fora da geladeira. No processo de defumação, vários dos microorganismos que são utilizados na fazedura do provolone são eliminados após sua utilidade, que era fazer o queijo.
Salada Caesar Com Crocante De Parmesão (Saladas)
INGREDIENTES (Para o crocante)
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
MODO DE PREPARO
1 - Leve uma frigideira pequena antiaderente ao fogo médio (nós usamos uma de 20 cm de diâmetro). Polvilhe ½ xícara (chá) do queijo parmesão ralado até cobrir todo o fundo da frigideira, formando uma camada uniforme. Acerte as bordas com uma espátula de silicone e deixe derreter, sem mexer, por cerca de 5 minutos, até a base começar a dourar – o queijo vai derreter, borbulhar e formar uma placa única.
2 - Vire a placa de uma só vez sobre um prato e deixe esfriar – ela endurece e fica crocante depois de fria. Retire a frigideira do fogo, espalhe o restante do queijo e prepare outra placa de parmesão – atenção, a segunda leva fica pronta em menos tempo, porque a frigideira já está quente. Reserve.
INGREDIENTES
1 maço de alface americana
½ peito de frango cozido e desfiado
¿ de xícara (chá) de maionese
2 filés de anchova
1 dente de alho
caldo de ½ limão
2 colheres (sopa) de água filtrada
MODO DE PREPARO
1 - Lave bem as folhas de alface sob água corrente. Retire as folhas de alface da água em vez de escorrer – assim as sujeirinhas ficam no fundo da tigela. Enxágue sob água corrente.
2 - Pique bem fino os filés de anchova . Descasque e rale apenas a pontinha do alho (é bem pouco mesmo, só para perfumar), junte à anchova. Acrescente a maionese, o caldo de limão e a água. Tampe e chacoalhe bem para misturar (se preferir um molho mais fluido acrescente mais água). Atenção: o parmesão e a anchova já são bem salgados, não é preciso temperar com sal.
3 - Numa tigela grande, rasgue as folhas de alface grosseiramente. Junte o frango desfiado, regue com o molho e misture bem. Quebre uma das placas de parmesão em pedaços pequenos e polvilhe sobre a salada. Decore a tigela com a outra placa de parmesão e sirva a seguir.